Antes de eu começar, e também do mimi, deixo claro aqui que isso não é um post comparativo, apesar de que vez ou outra, vou ter que ressaltar algumas coisinhas, futuramente talvez eu faça um focado só em comparativos. E também tenho que dizer que estive sumido por N fatores, motivos e preguiças além de forças maiores e ter me tornado um mestre pokémon. (Sim, é possível gostar de franquias consideradas "Rivais." Deveriam tentar alguma vez, talvez fiquem menos fanboys babacas.)
Continuando, eu não posso falar mal ou bem de um sem falar de outro. Claro que o foco aqui vai ser digi, mas obviamente, vou ter que citar poke e explicar os fatos. Eu vejo muita gente com o argumento furado e bosta de "Mimi, Digimon é cópia de Pokémon e não presta por isso." Mas o cidadão que usa esse argumento estúpido, nunca se quer parou pra pesquisar a origem de cada obra e usa aquele argumento de gado que é o argumento pronto de alguém que ele acha que tem argumento, mas também só ta falando bosta por fanboyolismo. Mas enfim vamos às explicações. As pessoas acham que digimon veio depois de pokémon, mas isso é totalmente errado. Digimon veio antes de pokemon, porém quase na mesma época. A única coisa de digimon que veio depois de pokémon, foi o primeiro anime, aquieta a bunda na cadeira, jovem pandawa que já que eu chego na explicação por trás disso.
Digimon teve sua origem data em meados de 1997 a 1996, outras línguas dizem que é até mais antigo que isso, começando nos anos de 1990 que é a mesma época em que um dos maiores nomes por trás de digimon, começou a trabalhar na bandai. Aki Maita. Uma japinha muito kawai. Ela fazia parte do grupo Akiyoshi Hongo que nada mais era do que um pseudónimo da bandai na época. No grupo estava presente ela, junto de nomes como Takeichi Hongo, Tenya Yabuno, Hiroshi Izawa e Katsuyoshi Nakatsuru. Inclusive, um detalhe é que tal pseudónimo, foi criado com base nos nomes de cada um deles misturados. Pois diferente do resto do mundo, em especial, brasil, os japoneses acharam que todos eles eram dignos de terem menções envolvendo seus nomes, durante o projeto. Pela data, já devem ter sentido a proximidade com pokemongos, não é mesmo, mas aquietem o traseiro em suas cadeiras, cama, ou seja lá onde estiverem usando seu pc/tablet/cell/note. Ainda temos história. Pokémon teve inicio em 1995 segundo wikipedia, mas se pesquisarem mais a fundo, isso foi o começo do "Projeto Pikachu." Vulgo pokémon no futuro. Enquanto isso, por essa mesma data, foi-se lançado o primeiro Tamagochi ou Tamagothi como preferirem. Pra quem não sabe, tamagochi é uma coisa que todos nós aqui, ao menos em grande maioria tivemos. Os antigos bichinhos virtuais.
Lembram dele? Era foda pra caralho né? Pena que a gente cresceu e o brasil tacou o foda-se pra infância. E mesmo que você ache por aqui ainda, é 10 conto um desses hoje em dia. Na minha época, saporra era no máximo 5 e você ainda ficava na ostentação e podia achar até por 2 ou 3. (Sdds vida.) Esse ainda não foi o começo do principio do inicio existencial do nosso querido digimogos. Mas no mais, vocês provavelmente devem achar que a origem da franquia se deve a esse tamagochi clássico não é mesmo? E eu tenho as respostas! É sim e Não. Por que sim e não? Simples meu caro jovem pandawa. Digimon veio sim de tamagochis, mas... Não era o tamagochi clássico. Pra ser mais exato, ele veio da segunda geração. "Como assim segunda geração, titio?" (Isso são vocês perguntando sobre isso pra mim. Ao menos na minha imaginação.) Basicamente, na época em que os tamagochis foram lançados, obviamente fizeram sucesso, tanto que eles chegaram até o país considerado o "cu do mundo." Que somos nós de acordo com gringos e os próprios BRS se auto zuando, mas enfim. Os tamagochis chegaram até nós e naquela época, foi uma febre, como tudo que vem de fora, mas... Não podemos esquecer que o mercado principal é sempre o próprio japão, afinal, eles criaram a porra toda, obviamente, vão dar mais importância ao mercado nacional deles. Os tamagochis vendiam consideravelmente bem, mas 95% do público eram garotas. Afinal, eram bichinhos fofinhos sendo criados e alimentados, coisa básica que era visto de forma mais feminina por estereótipos sociais. Mas o que a bandai queria? Ela queria ainda mais grana pra poderem cagar e limpar a bunda com a grana que sobrasse, tipo gente rica mesmo, tipo Silvio santos ou o Edir Macedo. Eles queriam atrair o público masculino também. E o que eles tiveram a brilante ideia de fazer? Os V-pets!
Mesmo quem nunca viu um desses, provavelmente vai sentir uma certa "Nostalgia." Ao ver a imagem, principalmente se você tiver tido um PS1 e jogado Digimon World pra caralho. V-pets ou Virtual Pets, nada mais é do que uma "Segunda geração." Dos nossos queridos tamagochis. Geração essa que infelizmente não veio pro Brasil direito, então era extremamente difícil conseguir um, fora as trocentas mil cidades que não possuíam um desses. Esse sim é o pai de digimon. Os V-pets, diferentemente dos bichinhos virtuais normais, eram muito mais completos em suas funções e um detalhe que chamava atenção nele é que nele, você não só criava os bichinhos virtuais, como também podia e tinha que treinar ele pra combate. E claro, isso deu super certo, tipo pra caralho. Com isso a Bandai conseguiu atrair o publico masculino. Um detalhe é que o V-pet já era possível jogar com abiguinhos e tirar X1, se não nem teria feito sucesso né? Mas era bem ruim o jogo local, era necessário encostar
os v-pets um no outro e os jogadores precisavam ficar colados pra fazer batalhas e etc
Se por uma lado pokémon avançava mais rápido, digimon havia lançado algumas coisinhas não oficiais por ai sendo uma delas, o mangá C-mon Digimon, que era muito bom por sinal. Ele veio como uma simples one-shot desenhada pelo Tenya Yabuno no seu tempo livre, durante o verão. Enquanto isso, pokémongos avançava cada vez mais rapido, no que diz respeito a mercado. Esse mangá sendo um One-shot não oficial, fez com que o projeto novamente fosse engavetado após sua criação e nisso o mesmo caiu no esquecimento fazendo um marketing fail. (Eu ainda acho que poderia ter rolado un marketizinhos ai, mas vai entender esses caras, né.) Continuando, os tamagochis ainda vendiam consideravelmente bem, mas começaram a cair em vendas, afinal de contas, o mundo estava sendo tomado pelos jogos, principalmente, com o sucesso que pokémon estava fazendo no GBC e havia feito no GB. "Digimon é cópia de pokémon, por que veio depois hump durmp! EU SOU FANZÃO, SEI TUDO DOS DOIS, HUMPDURMP!" (Isso foi a minha visão dos hatters que pararam de ler ou ainda tão lendo pra vir encher o saco depois. E mando um grande foda-se pra vocês.) "Mas tio, quando saiu o anime!?" (Isso sou eu imaginando vocês perguntando. ) Novamente, acalme-se jovem pandawan, estamos quase lá.
---------------Expansão do mercado, primeiro jogo------------
Bem, continuando. Vendo o enorme sucesso que poke começou a fazer se tornando cada vez maior.(Como se já não fizessem antes.) e tendo uma fatia cada vez maior nesse mundo dos games, a bandai decidiu finalmente investir seguir o mesmo com digimon, foi então que lançaram o primeiro jogo da franquia. Digimon Digital Monster Ver. S: Digimon Tamers de Sega Saturn. Pra vocês verem o tempo que saporra tem. Mas, claro. A Nintendo e Game Freak já estavam bem mais adiantados no marketing, ou seja, enquanto o jogo saía em 1998 o anime de poke já havia estreado no Japão no dia 1/4 e possivelmente acabado, enquanto no 8/9 de 98, ele estreava no EUA. Ainda sim, o jogo serviu para dar uma pequena esquentada de bunda no mercado, mas nada tão grandioso, ainda. E novamente, esse mercado de tamagochis de meu Deus, sofreu uma queda terrível de vendas só que por ironia do destino ou sorte da bandai, em 1998, pokémon fazia seu sucesso estrondoso ainda no Japão e junto dele, começava a dominar o mercado internacional, fazendo sucesso igualmente absurdo no EUA. Nesse mesmo ano, foi criado um mangá. Que ficou muito bem conhecido na época do orkutis por aqui, tendo até mesmo tradução, antes do megaupload se foder e o orkut morrer. (Até rimou.) Um detalhe. Vocês se lembram que eu disse ali atrás sobre o mangá C-mon digimon ter sido engavetado? Então... Ele foi, mas... O conceito de Digimongos já havia sido iniciado ali. Nesse ano, esse conceito inicial foi reaproveitado no plot, assim dando origem a...
Digimon V-tamers. Criado pelo mesmo cara de C-mon digimon, junto da galera dos tamagochis. E esse é o mangá que começou a porra toda. No plot, fica até nítido a propaganda subliminar na sua cara. Onde o protagonista que é o Tai, mas outro Tai, bem mais louco que o do anime, tem um V-pet que acaba se tornando o Digimon dele, depois do plot começar a andar. Só que nesse mangá, também tivemos a morte do nome antigo, fazendo assim com que dessem preferência ao nome Digimon, aproveitando que também estávamos começando a era da informática. Ai você me pergunta, o que a informática tem a ver, tio? (Esse sou eu imaginando vocês perguntando.) Simples meu caro jovem padawan, virgem ou não virgem. Digimon, é a abreviação de "Digital Monsters." (Monstros digitais pra quem não sabe.) É uma suruba louca que fizeram, aproveitando o conceito inicial e os novos conceitos que estavam nascendo na época, com toda essa coisa de net e etc. De qualquer modo, continuando. O mangá teve continuidade até 1999, afinal, o marketing que ele gerava era aquele Taizão. (Taichi + Tezão = Taizão. Badum Tsss! Sacaram? Sou foda nos trocadilhos.) Isso é algo mais por fora, mas um detalhe que vale ressaltar, o protagonista aqui é o Taichi vulgo tai, mas é outro tai, não é o mesmo do anime, mas o carisma e jeito dele ajudou no desenvolvimento do Tai que conhecemos no anime. Esse mangá só foi concluído em 2003. Mas agora... Voltando ao que interessa. Altas tretas estavam rolando no Japão e no mundo, além do bug do milênio que fez um monte de gente idiota se matar, Animes, jogos e informática ficavam cada vez mais fortes e comum, enquanto as TVS Japas começavam a ter altas mudanças também e começar a vender coisas pra fora do Japão, e pokémon fazendo um sucesso do caralho no anime, prejudicando grande parte dos canais japas em questão de audiência além de se tornar um marco internacional, gerando febre por onde passava, principalmente pro lado do EUA. Foi então que um dos canais da época que não me recordo dos nome, decidiram fazer sabe o que!? Pedir um anime de porte e peso parecido para competir com pokémon. E ao mesmo tempo, a Bandai procurava meios de expandir o mercado deles então... E agora... TARANTANTAN, TANTARANTANTAN TARANTANTAN, TANTARANTANTAN! (Leiam isso como aquelas aberturas de cinema/teatro antigo e etc.) O que todos esperavam! O ANIME!
Um detalhe importantíssimo que eu tenho que ressaltar aqui é que muita gente acha que Digimon já começou no anime da TV, mas eu digo. OBJECTION!! Antes de qualquer anime, em 6 de março de 1999 as empresas envolvidas responsáveis fizeram um filme animado de 30 minutos pra testar e ver se dava certo e valia a pena investir na animação, obviafockmente. Afinal, ninguém é retardado de arriscar uma coisa dessas sem certeza. Nem mesmo eu seria tão burro a esse ponto e olha que eu nem sei empreender. Muita gente não vai lembrar, mas nós também tivemos acesso a esse filme na TV, mas claro, isso foi ANOOOOOOOS depois. E como o Brasil é uma bagunça, o filme só veio passar aqui, quando o anime em si já tava indo pra terceira temporada. Enfim, daremos continuação à essa história. Então... O anime filme, fez um sucesso do caralho no Japão, chegando a ser um dos mais assistidos da época. Obviafockmente, após este ocorrido no Japão, em 1999 no dia 10/05, Pokémon finalmente chegou no Brasil, pois o país tinha dado lag na importação, como sempre acontece pra ficarmos sendo os últimos do mundo em tudo. E enquanto poke já ia pro brasil, depois do sucesso estrondoso do filme, no dia 7 de março de 1999, criou-se o anime de digimongos 1, aquele que tem um monte de nostalgista babaca, dizendo que é o melhor de todos. Anime esse criado graças a rivalidade de dois canais japas, sendo que um estava tomando uma surra de pau mole de pokémon em audiência, fazendo um contrato com a Bandai para que ela criasse algo com base no filme, por conta da semelhança com pokémon. E foi o que fizeram, criando assim o anime.
Anime esse que em meados de 2000 veio para o Brasil com a mesma desculpa de "Ter Audiência, sendo semelhante a pokemongos." Em vários canais de TV, tanto aberta quanto a Cabo. Pokémon e Digimon sempre rivalizaram entre si, fazendo com que cada dia, dependendo do episódio e do horário, um ficasse na frente do outro em questão de audiência. (Os dois rivalizando naquela época, devem ter tacado o terror em todos canais que não tinham animes.) Além de claro, os produtos e brinquedos. Eu felizmente tive dos dois, além de claro as coleções de tudo que é porra que vinha, desde brinquedos nível kinder ovo, até tazos, brasões e etc. Obviamente, as empresas de tudo que é produto "Infantil." Sambaram na cara da sociedade. Afinal, quem não lembra dos mini pokémons que vinham com garrafinhas de guarana antartica, ou dos brasões que vinham em salgadinhos de tudo que é empresa, principalmente da cheetos? (Sdds quando o marketing nacional era decente e os políticos brasileiros não eram tão retardados quanto parecem hoje em dia.) Conclusões: Pokémon e Digimon são cópias um do outro? NÃO! Como já dito anteriormente, a única semelhança entre ambas obras, é o fato de possuirem bichos com poderes e que lutam e algo chamado evolução. Claro que conforme ambas histórias foram avançando e ambas franquias se expandindo, um foi tomando ideias da fonte do outro pra manterem sua rivalidade. (Pois convenhamos, aquele Ash Greninja é claramente um plágio discarado de Digimon Tamers, onde os protagonistas controlavam e sentiam a dor dos seus Digimons em batalha, durante a forma super. Ou então, aquela mega evolução do Charizard do Red em pokémon Origens, onde aquilo é claramente um plágio descarado de uma evolução com Brasão. E claro, Digimon não fica muito longe não, com essa ideia de ter mais de um Digi, além de poder capturar eles em jogos como DW3 Dentre outros.) E isso das semelhanças de ambas franquias, além do fato de ambas serem praticamente da mesma época em suas origens, causo essa confusão e retardo mental de fanboys de ambos os lados, fazendo com que um trete com o outro, quase tão pior do que torcida organizada. E caso ainda achem pouco, Pokémon nasceu com base na metamorfose e mutação de animais, enquanto Digimon nasceu com base em animais e realidade virtual, uma vez que no japão é muito comum ter pessoas morando em apartamentos pequenos onde não permitem animais, bichinhos virtuais foram criados com o propósito de dar a sensação de se ter um bichinho de estimação. Pra mim, os níveis comparativos aqui são BEEEEEEEEEEEEEEEEEM Grandes. Então enfiem isso na cabeça ou em outras partes se preferirem, meus Jovens pandawans e meus jovens e não jovens, Fanboys e hatters babaca. Um não é cópia do outro. O máximo de semelhanças que temos aqui, além do quesito evolução. É bichos que tem poderes e lutam. E mesmo no quesito evolução, a forma com que cada um trabalha isso É BEEEEEEEEEEEEEM Diferente. E claro, com o avançar de cada franquia e seus multiversos, naturalmente, a rivalidade foi mantida, ainda mais no japão, onde digi faz tanto sucesso quanto poke e atualmente, Yokai Watcher. Inclusive, é muito comum sai por lá até os dias de hoje, arcades e jogos, além de animações, como o caso de Tri ou Universe hoje em dia, além do mercado que Yokai Watch começou a expandir no japão, onde as crianças compram uma espécie de figurinha colecionavel e usa em um aparelho virtual pra fazer batalhas e etc. Inclusive, esse mercado ganha cada vez mais força lá. É como se fosse uma evolução do TCG que conhecemos, inclusive, até DBZ entrou nesse mercado com o lançamento de DBZ Heroes. Mas enfim, abiguinhos, espero que tenham entendido todas as informações do titio e quando seu amiguinho babaca vir falando merda e chamando um de cópia do outro, vocês tenham argumentos bonitinhos para falarem com ele sem partirem pra violência ou ignorância, a preferência de franquias, fica por conta de cada um, ou se quiserem ser inteligentemente não burros ou babacas, aprendam a gostar de algo, sem odiar seu suposto concorrente, ou então, dar referencia para um deles, sem desmerecer e desrespeitar o amiguinho do lado que prefere a franquia "Rival." Então ficamos por aqui agora e até a próxima, Ciao ciao...
PS: Agora tenho que ver como resolver a falta de Google ADSences dessa porra, mas não to conseguindo.
PS 2: Eu ando inspirado, provavelmente ainda farei mais postzinhos nesse estilo, além de falar do multiverso de cada e comparar níveis de força de forma anti fanboyolismo. Mas não sei a ordem das coisas.
PS 3: Se forem criticar um dos dois multiversos, antes tenha certeza que sabe do que ta falando e que conhece cada obra a nível considerável, pois convenhamos né? Fanboy de cu é rola.
PS4: Brevemente, tentarei trazer algo novo pro blog, eu sumi por preguiça, ter me tornado um mestre pokémon e por que a vida aconteceu e a vida é uma merda quando dá merda, Badun Tss!
PS 5 e espero que seja o último: Brevemente trago mais coisas, fiquem mais ligados do que as empresas de telemarking, provavelmente vai ser outro post de digimon, pois no meio tempo que morri por falta de net, essa foi a única coisa que me fez ter vida em off, no próximo possível post, vocês entenderão por que. Mas ainda tenho que acertar Layout do Blog e o caramba a quatro, então pode demorar um pouco, ainda mais com curso random e a falta de grana afinal, pode não parecer, mas eu também sou um ser humano mais pra vivo do que pra morto, então necessitamos grana na vida pra comer e beber, sabem? Então, até a próxima, CIAO!
Continuando, eu não posso falar mal ou bem de um sem falar de outro. Claro que o foco aqui vai ser digi, mas obviamente, vou ter que citar poke e explicar os fatos. Eu vejo muita gente com o argumento furado e bosta de "Mimi, Digimon é cópia de Pokémon e não presta por isso." Mas o cidadão que usa esse argumento estúpido, nunca se quer parou pra pesquisar a origem de cada obra e usa aquele argumento de gado que é o argumento pronto de alguém que ele acha que tem argumento, mas também só ta falando bosta por fanboyolismo. Mas enfim vamos às explicações. As pessoas acham que digimon veio depois de pokémon, mas isso é totalmente errado. Digimon veio antes de pokemon, porém quase na mesma época. A única coisa de digimon que veio depois de pokémon, foi o primeiro anime, aquieta a bunda na cadeira, jovem pandawa que já que eu chego na explicação por trás disso.
----------------------------Conceito Inicial------------------------
Digimon é uma franquia muito ampla que se estende desde animes, até jogos, brinquedos e até mesmo o TCG. (Trading Card Game pra quem não sabe, Mesmo o povinho do ramo não sabe disso, ou ignora, infelizmente.) Mas a franquia é ainda mais ampla do que isso, sua origem é bem mais antiguinha. Normalmente, no japão, grande parte das franquias que nascem, ou vem de mangá, diretamente do anime, jogos, principalmente no estilo VN e LNS que são duas coisas que eu já fiz um post explicando aqui e aqui. Mas enfim, chegamos ao que interessa, sua origem.Lembram dele? Era foda pra caralho né? Pena que a gente cresceu e o brasil tacou o foda-se pra infância. E mesmo que você ache por aqui ainda, é 10 conto um desses hoje em dia. Na minha época, saporra era no máximo 5 e você ainda ficava na ostentação e podia achar até por 2 ou 3. (Sdds vida.) Esse ainda não foi o começo do principio do inicio existencial do nosso querido digimogos. Mas no mais, vocês provavelmente devem achar que a origem da franquia se deve a esse tamagochi clássico não é mesmo? E eu tenho as respostas! É sim e Não. Por que sim e não? Simples meu caro jovem pandawa. Digimon veio sim de tamagochis, mas... Não era o tamagochi clássico. Pra ser mais exato, ele veio da segunda geração. "Como assim segunda geração, titio?" (Isso são vocês perguntando sobre isso pra mim. Ao menos na minha imaginação.) Basicamente, na época em que os tamagochis foram lançados, obviamente fizeram sucesso, tanto que eles chegaram até o país considerado o "cu do mundo." Que somos nós de acordo com gringos e os próprios BRS se auto zuando, mas enfim. Os tamagochis chegaram até nós e naquela época, foi uma febre, como tudo que vem de fora, mas... Não podemos esquecer que o mercado principal é sempre o próprio japão, afinal, eles criaram a porra toda, obviamente, vão dar mais importância ao mercado nacional deles. Os tamagochis vendiam consideravelmente bem, mas 95% do público eram garotas. Afinal, eram bichinhos fofinhos sendo criados e alimentados, coisa básica que era visto de forma mais feminina por estereótipos sociais. Mas o que a bandai queria? Ela queria ainda mais grana pra poderem cagar e limpar a bunda com a grana que sobrasse, tipo gente rica mesmo, tipo Silvio santos ou o Edir Macedo. Eles queriam atrair o público masculino também. E o que eles tiveram a brilante ideia de fazer? Os V-pets!
-----------------------------------Origem-------------------------------
Mesmo quem nunca viu um desses, provavelmente vai sentir uma certa "Nostalgia." Ao ver a imagem, principalmente se você tiver tido um PS1 e jogado Digimon World pra caralho. V-pets ou Virtual Pets, nada mais é do que uma "Segunda geração." Dos nossos queridos tamagochis. Geração essa que infelizmente não veio pro Brasil direito, então era extremamente difícil conseguir um, fora as trocentas mil cidades que não possuíam um desses. Esse sim é o pai de digimon. Os V-pets, diferentemente dos bichinhos virtuais normais, eram muito mais completos em suas funções e um detalhe que chamava atenção nele é que nele, você não só criava os bichinhos virtuais, como também podia e tinha que treinar ele pra combate. E claro, isso deu super certo, tipo pra caralho. Com isso a Bandai conseguiu atrair o publico masculino. Um detalhe é que o V-pet já era possível jogar com abiguinhos e tirar X1, se não nem teria feito sucesso né? Mas era bem ruim o jogo local, era necessário encostar
os v-pets um no outro e os jogadores precisavam ficar colados pra fazer batalhas e etc
------------------------"Projeto Esquecido."---------------------
Se por uma lado pokémon avançava mais rápido, digimon havia lançado algumas coisinhas não oficiais por ai sendo uma delas, o mangá C-mon Digimon, que era muito bom por sinal. Ele veio como uma simples one-shot desenhada pelo Tenya Yabuno no seu tempo livre, durante o verão. Enquanto isso, pokémongos avançava cada vez mais rapido, no que diz respeito a mercado. Esse mangá sendo um One-shot não oficial, fez com que o projeto novamente fosse engavetado após sua criação e nisso o mesmo caiu no esquecimento fazendo um marketing fail. (Eu ainda acho que poderia ter rolado un marketizinhos ai, mas vai entender esses caras, né.) Continuando, os tamagochis ainda vendiam consideravelmente bem, mas começaram a cair em vendas, afinal de contas, o mundo estava sendo tomado pelos jogos, principalmente, com o sucesso que pokémon estava fazendo no GBC e havia feito no GB. "Digimon é cópia de pokémon, por que veio depois hump durmp! EU SOU FANZÃO, SEI TUDO DOS DOIS, HUMPDURMP!" (Isso foi a minha visão dos hatters que pararam de ler ou ainda tão lendo pra vir encher o saco depois. E mando um grande foda-se pra vocês.) "Mas tio, quando saiu o anime!?" (Isso sou eu imaginando vocês perguntando. ) Novamente, acalme-se jovem pandawan, estamos quase lá.
---------------Expansão do mercado, primeiro jogo------------
Bem, continuando. Vendo o enorme sucesso que poke começou a fazer se tornando cada vez maior.(Como se já não fizessem antes.) e tendo uma fatia cada vez maior nesse mundo dos games, a bandai decidiu finalmente investir seguir o mesmo com digimon, foi então que lançaram o primeiro jogo da franquia. Digimon Digital Monster Ver. S: Digimon Tamers de Sega Saturn. Pra vocês verem o tempo que saporra tem. Mas, claro. A Nintendo e Game Freak já estavam bem mais adiantados no marketing, ou seja, enquanto o jogo saía em 1998 o anime de poke já havia estreado no Japão no dia 1/4 e possivelmente acabado, enquanto no 8/9 de 98, ele estreava no EUA. Ainda sim, o jogo serviu para dar uma pequena esquentada de bunda no mercado, mas nada tão grandioso, ainda. E novamente, esse mercado de tamagochis de meu Deus, sofreu uma queda terrível de vendas só que por ironia do destino ou sorte da bandai, em 1998, pokémon fazia seu sucesso estrondoso ainda no Japão e junto dele, começava a dominar o mercado internacional, fazendo sucesso igualmente absurdo no EUA. Nesse mesmo ano, foi criado um mangá. Que ficou muito bem conhecido na época do orkutis por aqui, tendo até mesmo tradução, antes do megaupload se foder e o orkut morrer. (Até rimou.) Um detalhe. Vocês se lembram que eu disse ali atrás sobre o mangá C-mon digimon ter sido engavetado? Então... Ele foi, mas... O conceito de Digimongos já havia sido iniciado ali. Nesse ano, esse conceito inicial foi reaproveitado no plot, assim dando origem a...
------------Onde a Franquia realmente começou.---------------
Digimon V-tamers. Criado pelo mesmo cara de C-mon digimon, junto da galera dos tamagochis. E esse é o mangá que começou a porra toda. No plot, fica até nítido a propaganda subliminar na sua cara. Onde o protagonista que é o Tai, mas outro Tai, bem mais louco que o do anime, tem um V-pet que acaba se tornando o Digimon dele, depois do plot começar a andar. Só que nesse mangá, também tivemos a morte do nome antigo, fazendo assim com que dessem preferência ao nome Digimon, aproveitando que também estávamos começando a era da informática. Ai você me pergunta, o que a informática tem a ver, tio? (Esse sou eu imaginando vocês perguntando.) Simples meu caro jovem padawan, virgem ou não virgem. Digimon, é a abreviação de "Digital Monsters." (Monstros digitais pra quem não sabe.) É uma suruba louca que fizeram, aproveitando o conceito inicial e os novos conceitos que estavam nascendo na época, com toda essa coisa de net e etc. De qualquer modo, continuando. O mangá teve continuidade até 1999, afinal, o marketing que ele gerava era aquele Taizão. (Taichi + Tezão = Taizão. Badum Tsss! Sacaram? Sou foda nos trocadilhos.) Isso é algo mais por fora, mas um detalhe que vale ressaltar, o protagonista aqui é o Taichi vulgo tai, mas é outro tai, não é o mesmo do anime, mas o carisma e jeito dele ajudou no desenvolvimento do Tai que conhecemos no anime. Esse mangá só foi concluído em 2003. Mas agora... Voltando ao que interessa. Altas tretas estavam rolando no Japão e no mundo, além do bug do milênio que fez um monte de gente idiota se matar, Animes, jogos e informática ficavam cada vez mais fortes e comum, enquanto as TVS Japas começavam a ter altas mudanças também e começar a vender coisas pra fora do Japão, e pokémon fazendo um sucesso do caralho no anime, prejudicando grande parte dos canais japas em questão de audiência além de se tornar um marco internacional, gerando febre por onde passava, principalmente pro lado do EUA. Foi então que um dos canais da época que não me recordo dos nome, decidiram fazer sabe o que!? Pedir um anime de porte e peso parecido para competir com pokémon. E ao mesmo tempo, a Bandai procurava meios de expandir o mercado deles então... E agora... TARANTANTAN, TANTARANTANTAN TARANTANTAN, TANTARANTANTAN! (Leiam isso como aquelas aberturas de cinema/teatro antigo e etc.) O que todos esperavam! O ANIME!
----------------------------O Apice final-----------------------------
------------Sucesso Mundial e Considerações finais------------
Anime esse que em meados de 2000 veio para o Brasil com a mesma desculpa de "Ter Audiência, sendo semelhante a pokemongos." Em vários canais de TV, tanto aberta quanto a Cabo. Pokémon e Digimon sempre rivalizaram entre si, fazendo com que cada dia, dependendo do episódio e do horário, um ficasse na frente do outro em questão de audiência. (Os dois rivalizando naquela época, devem ter tacado o terror em todos canais que não tinham animes.) Além de claro, os produtos e brinquedos. Eu felizmente tive dos dois, além de claro as coleções de tudo que é porra que vinha, desde brinquedos nível kinder ovo, até tazos, brasões e etc. Obviamente, as empresas de tudo que é produto "Infantil." Sambaram na cara da sociedade. Afinal, quem não lembra dos mini pokémons que vinham com garrafinhas de guarana antartica, ou dos brasões que vinham em salgadinhos de tudo que é empresa, principalmente da cheetos? (Sdds quando o marketing nacional era decente e os políticos brasileiros não eram tão retardados quanto parecem hoje em dia.) Conclusões: Pokémon e Digimon são cópias um do outro? NÃO! Como já dito anteriormente, a única semelhança entre ambas obras, é o fato de possuirem bichos com poderes e que lutam e algo chamado evolução. Claro que conforme ambas histórias foram avançando e ambas franquias se expandindo, um foi tomando ideias da fonte do outro pra manterem sua rivalidade. (Pois convenhamos, aquele Ash Greninja é claramente um plágio discarado de Digimon Tamers, onde os protagonistas controlavam e sentiam a dor dos seus Digimons em batalha, durante a forma super. Ou então, aquela mega evolução do Charizard do Red em pokémon Origens, onde aquilo é claramente um plágio descarado de uma evolução com Brasão. E claro, Digimon não fica muito longe não, com essa ideia de ter mais de um Digi, além de poder capturar eles em jogos como DW3 Dentre outros.) E isso das semelhanças de ambas franquias, além do fato de ambas serem praticamente da mesma época em suas origens, causo essa confusão e retardo mental de fanboys de ambos os lados, fazendo com que um trete com o outro, quase tão pior do que torcida organizada. E caso ainda achem pouco, Pokémon nasceu com base na metamorfose e mutação de animais, enquanto Digimon nasceu com base em animais e realidade virtual, uma vez que no japão é muito comum ter pessoas morando em apartamentos pequenos onde não permitem animais, bichinhos virtuais foram criados com o propósito de dar a sensação de se ter um bichinho de estimação. Pra mim, os níveis comparativos aqui são BEEEEEEEEEEEEEEEEEM Grandes. Então enfiem isso na cabeça ou em outras partes se preferirem, meus Jovens pandawans e meus jovens e não jovens, Fanboys e hatters babaca. Um não é cópia do outro. O máximo de semelhanças que temos aqui, além do quesito evolução. É bichos que tem poderes e lutam. E mesmo no quesito evolução, a forma com que cada um trabalha isso É BEEEEEEEEEEEEEM Diferente. E claro, com o avançar de cada franquia e seus multiversos, naturalmente, a rivalidade foi mantida, ainda mais no japão, onde digi faz tanto sucesso quanto poke e atualmente, Yokai Watcher. Inclusive, é muito comum sai por lá até os dias de hoje, arcades e jogos, além de animações, como o caso de Tri ou Universe hoje em dia, além do mercado que Yokai Watch começou a expandir no japão, onde as crianças compram uma espécie de figurinha colecionavel e usa em um aparelho virtual pra fazer batalhas e etc. Inclusive, esse mercado ganha cada vez mais força lá. É como se fosse uma evolução do TCG que conhecemos, inclusive, até DBZ entrou nesse mercado com o lançamento de DBZ Heroes. Mas enfim, abiguinhos, espero que tenham entendido todas as informações do titio e quando seu amiguinho babaca vir falando merda e chamando um de cópia do outro, vocês tenham argumentos bonitinhos para falarem com ele sem partirem pra violência ou ignorância, a preferência de franquias, fica por conta de cada um, ou se quiserem ser inteligentemente não burros ou babacas, aprendam a gostar de algo, sem odiar seu suposto concorrente, ou então, dar referencia para um deles, sem desmerecer e desrespeitar o amiguinho do lado que prefere a franquia "Rival." Então ficamos por aqui agora e até a próxima, Ciao ciao...
PS: Agora tenho que ver como resolver a falta de Google ADSences dessa porra, mas não to conseguindo.
PS 2: Eu ando inspirado, provavelmente ainda farei mais postzinhos nesse estilo, além de falar do multiverso de cada e comparar níveis de força de forma anti fanboyolismo. Mas não sei a ordem das coisas.
PS 3: Se forem criticar um dos dois multiversos, antes tenha certeza que sabe do que ta falando e que conhece cada obra a nível considerável, pois convenhamos né? Fanboy de cu é rola.
PS4: Brevemente, tentarei trazer algo novo pro blog, eu sumi por preguiça, ter me tornado um mestre pokémon e por que a vida aconteceu e a vida é uma merda quando dá merda, Badun Tss!
PS 5 e espero que seja o último: Brevemente trago mais coisas, fiquem mais ligados do que as empresas de telemarking, provavelmente vai ser outro post de digimon, pois no meio tempo que morri por falta de net, essa foi a única coisa que me fez ter vida em off, no próximo possível post, vocês entenderão por que. Mas ainda tenho que acertar Layout do Blog e o caramba a quatro, então pode demorar um pouco, ainda mais com curso random e a falta de grana afinal, pode não parecer, mas eu também sou um ser humano mais pra vivo do que pra morto, então necessitamos grana na vida pra comer e beber, sabem? Então, até a próxima, CIAO!